síncrotron - traducción al ruso
DICLIB.COM
Herramientas lingüísticas IA
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:     

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

síncrotron - traducción al ruso

Sincrotrão; Synchrotron
  • ''European synchrotron radiation facility'', em [[Grenoble]].

síncrotron         
{m}
- (яд. физ.) синхротрон
síncrotron         
яд. физ. синхротрон
синхротрон      
sincrotrão (m), sincrotron (m)

Definición

síncrotron
sm Fís Aparelho para dar velocidades muito altas a partículas carregadas, como elétrons e prótons, mediante uma combinação de um campo elétrico de alta freqüência (como, p ex, no cíclotron) e um campo magnético de baixa freqüência (como no bétatron)
Var: síncroton.

Wikipedia

Síncrotron

Um síncrotron (português brasileiro) ou sincrotrão (português europeu) é um tipo particular de acelerador cíclico de partículas, originado do cíclotron, em que o feixe de partículas viaja ao longo de um caminho fechado. O campo magnético que curva o feixe de partículas em seu caminho fechado aumenta com o tempo durante o processo de aceleração, sendo sincronizado com a crescente energia cinética das partículas (ver imagem). O síncroton é um dos primeiros conceitos de acelerador a tornar possível a construção de instalações de larga escala, já que a curvatura, a concentração do feixe e a aceleração podem ser separados em diferentes componentes. O maior acelerador do tipo síncroton do mundo, e também o maior acelerador de partículas, é o LHC (Large Hadron Collider), localizado em Genebra com uma circunferência de 27 quilômetros, construído pelo European Organization for Nuclear Research (CERN). Ele pode acelerar feixes protônicos a uma energia de 6.5   T e V {\displaystyle {\mathsf {6.5\ TeV}}} .

O princípio do síncroton foi inventando por Vladimir Veksler em 1944. Edwin McMillan construiu o primeiro síncroton de elétrons em 1945, chegando à ideia independentemente, tendo desconhecimento da publicação de Veksler (a qual estava disponível somente em uma revista soviética, apesar de estar em inglês). O primeiro síncroton de prótons foi projetado por Sir Marcus Oliphant e construído em 1952.